quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pré-escolar 2013



É o bicho- Os Animais como Seres Vivos

Os jardins e arredores da escola serão cenários de aprendizagem em todos
os campos do conhecimento. Evidentemente, o espírito científico estará aguçado,
em observações das características dos animais, bem como de seus hábitos de
vida e de seu desenvolvimento.
Mas há muito mais: expressando suas dúvidas, relatando suas
descobertas, lendo e ouvindo histórias ligadas à natureza, expressando-se por
meio de diferentes linguagens certamente as crianças vão viver uma grande
aventura do conhecimento.
Estudar os animais oportuniza às crianças da educação infantil a
construção e ampliação de conceitos sobre os animais, através da observação,
interação, comparação e estabelecimento de relações, além de expressão de suas
concepções, representações e hipóteses explicativas.




MOTORISTA, OLHA A CURVA!!!

É fundamental na educação infantil que a criança aprenda a situar-se no
mundo com os meios de transporte e no trânsito, pois fazem parte do
meio social - cotidiano das crianças - que vão à escola e convivem com
diferentes veículos.
Este projeto visa proporcionar através de atividades lúdicas, a
ampliação de conhecimentos das crianças sobre os meios de transporte e
o trânsito, incluindo a sua importância, o cuidado e a responsabilidade
dos pedestres e motoristas.

CRIANÇA FELIZ, FELIZ A CANTAR!!!

Nos dias de hoje é importante que a criança tenha consciência dos
seus direitos de ser feliz, de ser valorizada, e amada por todos ao seu redor.
Com isso, a Creche, local em que a criança passa a sua maior parte do seu
tempo, tem como intuito de criar um ambiente favorável para possa ser
estimulada, oferecendo também um espaço lúdico para a construção de sua
autonomia para que assim, possam desenvolver-se e descobrirem-se como
parte integrante da sociedade, responsáveis, conscientes e principalmente
felizes.
Este projeto tem como objetivo, proporcionar as crianças durante
o decorrer das aulas, atividades lúdicas, variadas e interessantes, visando
ofertar ao educando oportunidades de lazer e socialização.





Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...

O folclore é a expressão da cultura e da identidade de um povo. A cultura
popular, portanto, concebida como um sistema de conhecimentos, sentidos e
significados, trazer para a escola, no processo educacional, toda a riqueza da
experiência de diferentes formas de compreender e interpretar o real, a vida e a
condição humana. Ainda mais se tomarmos como referência a cultura brasileira
e, sua multiplicidade de manifestações artísticas e culturais.
Estudando nosso folclore, a criança entra em contato com as linguagens
artísticas populares, as brincadeiras, histórias contadas ou cantadas, parlendas,
trava- línguas e adivinhas no dia-a-dia de sala de aula.
Neste sentido, incorporar os saberes de origem popular ao ambiente
escolar é uma necessidade cada vez mais presente, na medida em que,
contemporaneamente, há uma estreita relação entre a valoração da experiência
de vida de cada indivíduo com o processo ensino-aprendizagem e a
democratização do saber.
Aproveitando a data comemorativa do “dia dos Pais”, trabalhou-se a
figura paterna como uma ligação afetiva com as crianças, transmitindo-lhe amor
e carinho, segurança e proteção, porém sempre salientando que o papel da
figura paterna, não quer representar o pai propriamente dito, a criança poderá
encontrar noutras figuras de referência (irmãos mais velhos, tios, avós,
professores…) esta representação de figura paterna.




Então é Natal!!!!

Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus
Cristo. Natal é tempo de amor, é tempo de embrulharmos presentes e fazer
doces, tempo de crianças escondidas esperando o bom velhinho. É tempo
de valores, presentes, época da família reunida, vizinhos, bons amigos que
mais uma vez revemos. É tempo de músicas natalinas, alegrias, é tempo de
dar e receber, tempo de esperanças, sonhos. Neste sentido, a criança irá
perceber que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas
mensagens para melhorar o mundo em que vivemos. Perceber o
verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos os
dias de sua vida.
Este projeto tem por finalidade desenvolver o espírito de natal nos
alunos mantendo as chamas da alegria, da esperança e da
confraternização.



Curiosos por Natureza I – Plantas

O meio natural provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças. A
capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser
constantemente desenvolvidas nos alunos para que, questionem os "comos" e os
"por quês" dos fenômenos do mundo. Em função disso, a percepção das plantas
como os seres vivos oferecem inúmeras oportunidades de aprendizagem e de
ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo natural.
Este projeto objetiva oportunizar às crianças da educação infantil a
construção e ampliação de conceitos sobre as plantas, através da interação com
diferentes materiais, expressão de suas concepções, representações e
hipóteses explicativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário